SiteLock

_____________________

Nossos Blogs

Em Gotas: Pessoas, Educação e Negócios

Walter Gassenferth

Walter Gassenferth

Gerenciamento de Projetos

Walther Krause

Walther Krause

Sustentabilidade e Gestão

Ciro Mendonça

Ciro Mendonça

Relações com Investidores

Silvia Pereira

Silvia Pereira       

Gestão de Pessoas em Contos

Samir de Oliveira Ramos

Samir Ramos

Economia e Gestão de Negócios

Ruy Quintans

Ruy Quintans


Dois P na Gestão

Blog Dois P na Gestão

João Paulo Iunes


 Processo Decisório 

Ruy MottaRuy Motta

.

Leia o Blog Finalité

sobre Marketing e Negócios

.

.

_________________________________________

Apoio

Google AgendaFacilidades do siteWeb MailGoogle TradutorOutros Sites

________________________________________

Redes Sociais

FacebookTwitter

Google+TumblrLinkedin

________________________________________


.

.

.

 

.

.

Walther KrauseBLOG PROCESSO DECISÓRIO

              


Mapa do Blog

 

por Ruy Motta,                                                               Para deixar COMENTÁRIOS clique no título do Post

professor de Orientação para Processos e Resultados, e Capacidade de Decisão pela SBPNL.

Engenheiro de Telecomunicações pela PUC-RJ; pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUC-RJ.

foi Gerente de Processos Corporativos ligado ao Diretor Executivo de Tecnologia da EMBRATEL S.A. 

.

MENSAGEM  AOS  LEITORES

Este blog fornece informações e métodos, além de levantar questões sobre o processo decisório que acompanha as pessoas em suas vidas particulares, bem como na vida profissional dentro das organizações. Seus textos visam melhorar a capacidade de cada um em tomar decisões, uma vez que elas estão presentes em cada momento da vida, e não fomos ensinados a como decidir. Ao final de cada post, um ambiente interativo é disponibilizado para abrigar suas opiniões e comentários sobre os textos apresentados. Boa leitura!

 

.

Excesso de Confiança e Arrogância

Postado 2017/03/10

Devemos ter confiança em nossas decisões. Elevar a confiança é nos tornarmos cada vez mais assertivos. Porém há situações em que ficamos excessivamente confiantes, principalmente quando lidamos com o que já conhecemos bem.

Isto pode nos levar a cometer erros grosseiros e não repararmos até que já seja tarde.

Um bom exemplo aconteceu em setembro de 1989, quando um avião da Varig (voo 254) que ia de Marabá para Belém caiu, por pane seca, no norte de Mato Grosso devido ao excesso de confiança do piloto. Naquela época a direção do voo era informada através de ângulos, além de não haver radar em grande parte do território brasileiro. O piloto cometeu um erro no início, ao decolar de Marabá, interpretando o ângulo 0270 como 270 graus em vez de 27,0 graus.  Durante o voo ele considerava que os instrumentos estavam errados e ele, certo.

Leia o resto desta entrada »

A Importância da Resiliência

Postado 2017/02/09

“Não há que ser forte, há que ser flexível”

Proverbio chinês

 

Quando um vento muito forte atinge árvores sem troncos flexíveis, elas se opõem ao vento o quanto podem. Seus galhos são sacudidos podendo quebrar-se e até mesmo as árvores podem ser derrubadas totalmente e serem arrancadas pela raiz.

O mesmo não acontece com o bambu que se curva, balança, mas não resiste inutilmente ao vento.

Leia o resto desta entrada »

As Comparações e a Relatividade Humana

Postado 2017/01/08

Ao entrar em um bar para comprar uma caixa de fósforo você não tem noção de quanto irá pagar. O preço que o atendente cobrar você pagará, a menos que, intuitivamente, considere o valor exorbitante. Não poder comparar preços, não é confortável para o ser humano. Mas não acontece somente com comparações de valores monetários, mas de uma maneira geral o ser humano tem dificuldade em avaliar o valor intrínseco das opções em separado, por isso está sempre comparando valores relativos entre as opções.

Leia o resto desta entrada »

A Metade do Copo

Postado 2016/12/03

“Calma Hardy”

Lippy

"Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isto não vai dar certo!”

Hardy Har Har

 

Quem não conhece o desenho animado “Lippy the Lion & Hardy Har Har” produzido na década de 60 por Hanna-Barbera? Lippy e Hardy andavam sempre juntos. Lippy era um leão otimista gerando planos para os dois terem êxito, e Hardy, era uma hiena pessimista que não acreditava nunca que teriam sucesso. As suas frases se tornaram chavões de sucesso.

Leia o resto desta entrada »

Intuição e Sensação

Postado 2016/11/19

“A sensação diz-nos que existe alguma coisa. ”

“A intuição fornece, em primeiro lugar, apenas imagens e ou impressões de relações e condições que não podem ser conseguidas através de outras funções, ou só podem após muitos rodeios. ”

Carl Jung

 

Carl Jung identifica a intuição e a sensação como funções psíquicas de percepção. São formas de perceber as informações do mundo real. Através destes processos irracionais podemos encontrar soluções mais rapidamente do que o consciente racional consegue perceber e, como consequência, tomar decisões melhores.

Leia o resto desta entrada »

Exemplo Prático de um Processo Decisório

Postado 2016/11/06

Vamos fazer um exemplo prático de todo o processo decisório racional para a compra de um carro. Neste exemplo vamos utilizar como referência uma matriz de prioridades.

Existem outras ferramentas de análise que podem ser utilizadas, desde as ferramentas da qualidade tipo espinha de peixe, MASP, arvore de análise e até o uso de uma ferramenta mais complexa como, por exemplo, AHP.

Leia o resto desta entrada »

Processo Decisório

Postado 2016/10/01

O Processo Decisório é constituído pelas fases de Preparação, Decisão e Execução, conforme a Figura, 1 a seguir.

Leia o resto desta entrada »

Decisão Errada

Postado 2016/09/18

“Vivemos cercados pelas nossas alternativas, pelo que poderíamos ter sido. Ah, se apenas tivéssemos acertado aquele número (unzinho e eu ganhava a sena acumulada), topado aquele emprego, completado aquele curso, chegado antes, chegado depois, dito sim, dito não, ido pra Londrina, casado com a Doralice, feito aquele teste…”.

Luiz Fernando Veríssimo

Com este texto Luiz Fernando Veríssimo inicia “Versões” no qual uma pessoa, em um bar imaginário, confronta-se com vários dos seus outros “eu”, o que teria sido, se houvesse tomado decisões anteriores diferentes.

Leia o resto desta entrada »

Modelo Racional de Tomada de Decisão

Postado 2016/08/28

“O modelo racional de tomada de decisão refere-se ao processo decisório no qual os administradores tomam decisões ótimas que maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo levaria a uma decisão ideal, independente de quem a tomasse. Na realidade, o modelo de tomada de decisão racional não tem a pretensão de descrever como as decisões são tomadas, mas sim como deveriam ser tomadas”.

Sobral,Felipe; Peci Alketa

 

Vivemos tomando decisões. Algumas simples, como escolher uma roupa para trabalhar, outras complexas, como qual profissão seguir.

Leia o resto desta entrada »

Dilema dos Prisioneiros

Postado 2016/07/22

Na maioria dos jogos que jogamos desde pequenos há apenas uma pessoa vencedora, tais como o xadrez, damas, jogos de baralho, futebol, vôlei e etc....

Em algumas culturas somos incentivados a sermos sempre os melhores e a ganhar sempre, onde o segundo lugar não é considerado uma vitória, mas sim uma derrota, uma vez que alguém foi o primeiro.

Esta forma de pensar nos acompanha também durante a vida corporativa. Temos que ser os vencedores a qualquer preço. Não importa como, o que importa é ser o primeiro.

Leia o resto desta entrada »